Guarda-roupa cápsula: O que é e como montar o seu? Saiba agora!
Quem nunca abriu o guarda-roupa e não encontrou nada para vestir? Ou pelo menos sentiu que nenhuma peça combinava com a ocasião?
Esse sentimento é bem comum, especialmente nas mulheres, porém existe uma explicação.
Muitas roupas são confeccionadas através de tendências que saem de moda rápido e por isso é normal “enjoar” das peças.
Sendo assim, o conceito de guarda-roupa cápsula vem ganhando muita força.
Imagine ter peças atemporais, sofisticadas e versáteis que funcionam em todos os momentos, é exatamente isso que essa tendência pode oferecer.
Parece bom demais para ser verdade, porém é possível construir um guarda-roupa cápsula com peças simples, mas elegantes.
Por mais que seja um conceito novo, essa ideia já faz muito sucesso há um bom tempo, a diferença é agora tem um nome específico.
E você se interessou por essa revolução fashion? Saiba que o nosso artigo tem todas as informações sobre o assunto, além de algumas dicas importantes.
Para não ficar de fora, continue a leitura e aproveite!
1. O que é um guarda-roupa cápsula?
Antes de mais nada, vale a pena conhecer a fundo esse conceito e com certeza se encantar com a praticidade.
A palavra cápsula é usada para definir coisas pequenas, porém ela também é conhecida pelo conceito de cápsula do tempo.
Uma caixa onde você deposita memórias, sejam cartas, vídeos, ou recordações e decide abrir apenas após alguns anos. Basicamente, o guarda-roupa cápsula deriva dessa ideia.
O guarda-roupa cápsula é compacto e conta com peças que sejam fáceis de compor diversos looks, para criar várias combinações.
É importante que as peças sejam básicas, elegantes e de boa qualidade, assim vão durar bastante.
É uma forma de reunir diversas peças atemporais, que nunca vão sair de moda. Uma dica é levar em conta o seu estilo pessoal na hora de escolher as roupas para o seu guarda-roupa cápsula.
Lembrando que as peças simples devem ser sofisticadas, pois a elegância não está no exagero.
Podemos definir que montar um guarda-roupa cápsula é uma tarefa mais fácil do que parece, ainda mais depois das informações que vamos mostrar a seguir. Acompanhe!
2. De onde surgiu a ideia de guarda-roupa cápsula?
Depois de conhecer o conceito mais a fundo, é normal querer saber da onde surgiu essa tendência. Por isso, vamos explicar como o guarda-roupa cápsula conquistou as mulheres.
O termo “guarda-roupa cápsula” foi criado durante os anos 1970, pela estilista londrina Susie Faux, ela observou que as mulheres estavam passando por muitas dificuldades para manter um estilo mais elegante e formal na época.
Com isso em mente, Susie começou a trabalhar na ideia de criar um guarda-roupa prático, composto por vários itens essenciais, atemporais com roupas que combinavam entre si.
Por mais que a estilista londrina tenha sido a precursora do movimento, o termo guarda-roupa cápsula só ganhou mais popularidade no ano de 1985, logo quando Donna Karan, também estilista, criou uma coleção de roupas de apenas sete peças.
Atualmente, o guarda-roupa cápsula é uma tendência, as blogueiras e celebridades já estão seguindo e algumas pessoas afirmam que se trata de um estilo de vida.
Pois, é uma forma de focar em algo que realmente vai ter valor, já que as roupas atemporais nunca perdem a sua elegância.
E tudo bem se você ainda não está totalmente convencida da ideia, de primeira pode parecer um pouco radical demais.
Porém, vamos mostrar alguns benefícios que esse conceito pode trazer, observe no tópico abaixo.
3. Benefícios do guarda-roupa cápsula
O foco do guarda-roupa cápsula é oferecer elegância e praticidade, com roupas duradouras e que vão ficar na moda por muito tempo.
Mas além disso, esse conceito também pode trazer outras vantagens, por isso separamos algumas delas para exemplificar melhor.
Mais praticidade
É claro que a praticidade é um ponto super importante, especialmente nos dias de hoje com uma rotina muito mais corrida.
Então, com umas peças versáteis, que combinem entre si, elegantes e práticas, ninguém precisa ficar horas escolhendo qual roupa vai vestir.
Mais economia
Já pensou que com as roupas certas você pode economizar dinheiro.
Com roupas de qualidade e versáteis é preciso criar diversos looks elegantes, assim não precisa comprar uma peça nova em toda ocasião que for sair.
Mais organização
Vamos contar uma verdade que pode ser difícil de acreditar, mas com um guarda-roupa é mais difícil encontrar as peças ideais.
Sendo assim, as suas roupas ficam mal organizadas e também não são valorizadas.
Por isso, na hora de se arrumar aquela frase “não tenho roupa para ir” está sempre presente.
Então, ter menos roupas com mais qualidade pode aumentar a organização do seu guarda-roupa.
Depois dessas informações, vamos descobrir como montar um guarda-roupa cápsula.
4. Como montar um guarda-roupa cápsula?
Agora sim chegou na parte mais interessante, como montar o próprio guarda-roupa cápsula? Confira as nossas dicas.
Conheça o seu estilo
Essa é a parte mais importante das dicas, é preciso saber exatamente o que você gosta, ou não, inclusive, vale a pena conhecer os 7 estilos universais e descobrir qual se encaixa melhor com a sua personalidade, pois a moda é feita para se expressar.
Opte pelas peças clássicas
As peças clássicas fazem parte do conceito do guarda-roupa cápsula, e roupas como saias, vestidos e blusas são ideais para isso.
Um bom exemplo são os vestidos midi, que combinam com tudo e nunca vão sair de moda.
As blusas mais elegantes costumam combinar com todos os tipos de peças, como saias jeans, evasê ou godê.
Lembrando que uma blusa simples, não precisa ser sem graça, então escolha modelos como transpassadas, ou com mangas bufantes.
A loja faz diferença
Para montar um guarda-roupa cápsula é preciso ter peças de alta qualidade e elegante, por isso é necessário escolher lojas que possam oferecer essas qualidades.
Um bom exemplo é a Via Tolentino, pois as peças são exatamente o que você procura.
É possível encontrar vários modelos lindos que vão combinar entre si e com uma simples compra o seu guarda-roupa cápsula está montando.
5. Conclusão
Aproveite as nossas dicas e não deixe de visitar o site da Via Tolentino!