0
Seu carrinho está vazio

LifeStyle

7 estilos universais: O que são e como me adaptar a eles?

Publicado em 07.02.2023 |
Visualizações
674 visualizações

Quando vamos comprar roupas, ou montar looks, é normal se identificar com alguns tipos de peças e geralmente elas estão presentes dentro de um estilo.

Por isso, a moda é definida em sete estilos universais, onde um pode se encontrar com o outro, porém eles contam com características marcantes, que os diferenciam.

Sendo assim, descobrir qual o seu estilo é uma tarefa que pode ser muito útil na hora de criar looks para o dia a dia.

Afinal, fica bem mais fácil encontrar roupas em que você se sinta confortável de usar, mas lembrando que mesmo com um estilo universal definido é possível misturar tendências e usar muita criatividade.

Para que você conheça os sete estilos universais, o nosso artigo traz todas as informações sobre o assunto.

Ficou interessada? Continue a leitura e descubra qual é o estilo que você se identifica mais. Aproveite!

1. O que são os estilos universais?

Antes de mais nada precisamos entender o que são os estilos universais, já que eles regem a moda feminina.

Basicamente os estilos unem tendências e roupas com características marcantes, é uma forma de comunicar e criar uma imagem.

Porém, eles podem ser combinados entre si, ou seja, você pode se identificar com mais de um estilo universal e adaptar isso para o seu dia a dia.

A divisão de sete estilos surgiu a partir de estudos que, ao analisar o comportamento dos consumidores durante anos, precisamente, na década de 1980, a americana Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection), que definiu o conceito de estilo universal.

O resultado da pesquisa mostrou um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo dos indivíduos.

Ou seja, podemos definir os sete estilos universais como uma forma de comunicar a sua imagem, pois sabemos que a moda é feita para expressar a personalidade.

E lembre-se: você não precisa se prender a apenas um estilo, é possível criar um mix e se reinventar o tempo todo.

Agora podemos conhecer cada um dos estilos universais, confira no tópico abaixo!

quais sao os estilos universais blog

2. Quais são os 7 estilos universais?

Chegou o momento de conhecer os sete estilos universais, com certeza você vai se apaixonar e se identificar com mais de um. Observe:

Esportivo ou Casual

Algumas pessoas chamam esse estilo de casual e outras de esportivo, por isso ele pode ser chamado dos dois jeitos.

estilo casual é aquele que preza pelo conforto e pode ser um pouco mais despojado, é muito comum que esse estilo transmita confiança, leveza, praticidade e até mesmo um pouco de humor.

As saias mais leves, ou até mesmo consideradas básicas, estão presentes nesse estilo.

estilos-universair-esportivo-ou-casual-blog

ver modelos no site

Clássico

O estilo clássico transmite confiança, firmeza e credibilidade. Por isso, as peças têm cores básicas, ou neutras e são mais formais.

As roupas de alfaiataria, como blazers e saias sociais são um grande marco deste estilo, já que consegue mostrar a essência clássica da moda.

Os vestidos também se fazem presentes, pois são peças coringas, consideradas o grande clássico da moda feminina, então não pode faltar.

estilo-universal-classico-blog

Sofisticado

Algumas pessoas podem confundir o estilo sofisticado com o clássico, porém existem diferenças entre eles.

Uma diferença é que o estilo sofisticado também pode ser considerado uma característica pessoal, tem mulheres que vestem peças simples e já conseguem passar essa imagem.

Outro ponto de destaque é que além das peças de alfaiataria, o estilo sofisticado conta com vários modelos mais leves, como por exemplo, vestidos, especialmente as modelagens retas e confeccionados em uma cor só.

As estampas são mais sóbrias, como desenhos geométricos, que inclusive estão muito em alta.

Com esse estilo é possível passar uma imagem elegante, simples e chique.

Pode ser usado em ocasiões especiais, como festas, ou até mesmo em uma entrevista de emprego, já que as roupas exalam o senso de responsabilidade e segurança.

Todo look pode comunicar algo, basta saber como usar isso ao seu favor.

estilo-universal-sofisticado-blog

Romântico

Agora chegamos em um dos estilos mais populares e amados pelas mulheres.

O estilo romântico é conhecido por conta da sua delicadeza, uma das peças mais utilizadas é o vestido, alguns contam com detalhes fofos, como babados, estampas poá, ou floral.

As saias também são peças indispensáveis para um bom look romântico, além dos vestidos midi.

Os detalhes românticos das peças de roupas podem ser incorporados em outros estilos, pois uma blusa de babados, ou com manga bufante combina com saias mais retas e elegantes, formando um mix de estilos e um look incrível.

estilo-universal-sofisticado-blog

Sensual

Esse estilo pode ser provocativo, mas sem ser vulgar. As roupas não precisam de decotes para valorizar o corpo feminino.

Um bom exemplo do estilo sensual é o vestido tubinho, uma peça chave para o seu guarda-roupa.

vestido tem a modelagem mais colada ao corpo, porém ainda mantém toda a elegância e sofisticação.

estilo-universal-sensual-blog

Criativo

O estilo criativo é perfeito para quem ama cores, movimentos e estampas. Como o próprio nome já diz, é permitido usar e abusar da criatividade.

Afinal, a moda é uma expressão da sua personalidade. Por isso, as modelagens volumosas e peças com combinações chamativas podem ser uma ótima opção.

A tendência color block, que mistura cores fortes, é oriunda deste estilo e une criatividade com elegância. Ou seja, tudo o que você precisa para deixar o look lindo e alegre.

estilo-universal-criativo-blog

Moderno ou Contemporâneo

O estilo moderno é conhecido pelo alto contraste. As peças assimétricas e estampas geométricas também fazem grande sucesso.

Esse estilo tem duas versões, uma mais sóbria com peças de preto, cinza e branco, a outra já é um pouco mais exótica, então quem gosta de inovar pode se enquadrar na segunda versão.

Uma característica bem marcante é a praticidade, afinal o dia a dia moderno é muito corrido.

Com essas definições é possível saber qual estilo agrada mais e criar looks com as suas roupas preferidas.

estilo-universal-moderno-e-contemporaneo-blog

descubra-os-modelos

3. Onde encontrar roupas de todos os estilos universais?

É claro que não poderia faltar uma indicação, na Via Tolentino você encontra todas as peças dos sete estilos universais, vale a pena dar uma olhada.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.