0
Seu carrinho está vazio

Dicas de Looks

Como usar vestido longo: dicas para as quatro estações

Publicado em 28.06.2023 |
Visualizações
2.968 visualizações

Uma das peças queridinhas de muitas mulheres e o tipo de vestimenta que mais agrada na moda evangélica, os diferentes tipos de vestidos femininos são roupas extremamente versáteis e oferecem uma gama enorme de opções em combinações e estilos.

vestido longo floral preto

São também peças que podem ser usadas em diferentes ocasiões e ambientes sem nenhuma dificuldade, sejam eles casuais ou formais. Ainda assim, uma das dúvidas que sempre surge na hora de montar o look é qual a melhor opção para cada estação, já que ninguém quer passar calor ou frio usando aquele vestido que tanto gosta.

Para te ajudar a resolver esse problema e montar as combinações perfeitas para o momento certo, o blog da Via Tolentino separou algumas dicas e inspirações de como usar vestido longo do jeito ideal em qualquer uma das quatro estações. Acompanhe mais e descubra tudo conosco!

1. Vestido longo no verão: como acertar na escolha

Escolher o vestido longo certo para o verão pode ser uma tarefa desafiadora, já que é muito importante encontrar um equilíbrio entre estilo, conforto e praticidade. E nessas horas, saber escolher o modelo, cor e tecidos ideais vai muito além de apenas escolher um simples vestido longo.

Em momentos assim, o mais importante é escolher um vestido no qual você se sinta confortável e confiante, mas que também te agrade visualmente e que seja capaz de estar de acordo com o momento ao qual ele será usado.

Por isso, é importante também se ater a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na escolha sem te deixar passando calor e ainda colocando o seu look em destaque.

Selecione tecidos leves e fluidos para garantir conforto

Escolha um vestido confeccionado com tecidos leves e respiráveis, como por exemplo algodão, linho, seda ou viscose. Esses materiais permitem que o ar circule e ajudam a manter você fresca durante os dias quentes.

Vestido de tecido de viscose com toque super macio

Além disso, também são capazes de proporcionar um toque suave e trazer fluidez aos vestidos e aquela aparência elegante ao look, criando uma sensação de movimento muito mais natural dentro de um visual elegante e confortável.

Escolha estampas tropicais e cores vibrantes

Outro detalhe importante é a escolha de cores claras que possam refletir bem a luz solar, ajudando a manter você mais fresca. Prefira tons como branco, pastéis, amarelo, laranja ou rosa e evite cores escuras, pois elas absorvem mais calor.

vestido transpassado com decote em

Estampas florais também são escolhas excelentes, pois oferecem uma gama grande de cores e ainda são capazes de trazer ao look um visual bastante focado na estação, transmitindo uma sensação de natureza e até mesmo praiana.

Combine com sandálias, rasteirinhas e chapéus de praia

Assim como o próprio vestido longo, os acessórios também precisam refletir seu estilo pessoal, ao mesmo tempo em que complementam o look sem sobrecarregá-lo. Adicionar acessórios aos vestidos longos de verão proporciona estilo e complementa o visual de maneira coesa.

Vestido em viscose com toque super macio

Chapéus de aba larga, que além de proteger você do sol, adicionam um toque de elegância e estilo ao visual, sandálias ou rasteirinhas para dar aquele ar de descontração e até mesmo lenços leves ou echarpes podem ser usados de várias maneiras para complementar o look.

2. Vestido longo no outono: look fresco e confortável

Quando se trata de outono no Brasil, as temperaturas podem se confundir um pouco e nunca se sabe com muita certeza se o dia será mais fresco ou mais quente. Por isso, pensar com bastante atenção na escolha do tipo de vestido longo fará total diferença.

mulher vestindo chemise com estampa de folhagens estilizadas

Como dito, o outono pode ter temperaturas muito variáveis, portanto, estar preparada com camadas é essencial. Adaptar o look de acordo com as condições climáticas irá garantir que você esteja confortável e estilosa ao usar um vestido longo nesta estação.

Opte por tecidos mais encorpados e estampas outonais

Opte por vestidos longos confeccionados com tecidos leves, mas que também ofereçam um pouco de calor para as temperaturas mais frescas da estação. Tecidos como viscose, chiffon, crepe e malha fina são excelentes opções.

chemise de manga longa com estampa floral

Escolha cores que refletem a estação, como tons terrosos, tons de vinho, verde-oliva, mostarda, marrom ou tons neutros. Estampas mais estruturadas, como xadrez, poá e boho podem adicionar um toque de estilo único ao look com padrões geométricos interessantes e diferentes.

Combine jaquetas jeans, cardigãs e botas de cano curto

E para lidar com as mudanças de temperatura ao longo do dia, experimente adicionar camadas ao seu look. Você pode usar um cardigã leve, um suéter fino ou uma jaqueta jeans por cima do vestido. Isso permite que você ajuste a quantidade de calor conforme for necessário.

Aposte em acessórios como lenços e bolsas transicionais

Para complementar o look de outono, escolha acessórios que adicionem conforto e estilo optando por um lenço leve ao redor do pescoço, meias-calças ou botas de cano longo para proteger as pernas do frio.

Para definir a cintura e adicionar um toque de estilo, experimente adicionar um cinto ou faixa ao vestido. Isso pode ajudar a criar uma silhueta mais estruturada e dar um toque pessoal ao seu look.

3. Vestido longo no inverno: estilosa sem passar frio

Na hora de usar seu vestido longo no inverno, algumas precauções precisam ser tomadas para que você se mantenha muito bem aquecida e sem fazer com que o vestido deixe de ser uma opção estilosa.

vestido longo é perfeito para mulheres que buscam um visual sofisticado

Adaptar o visual utilizando camadas e acessórios de acordo com a temperatura e as condições climáticas pode ser uma saída bem esperta, trazendo ao mesmo tempo muito charme e conforto atrelados em uma única peça.

Prefira tecidos quentes como veludo, lã e tricô

Escolha tecidos mais quentes, optando por modelos feitos de tecidos mais espessos e quentes, como lã, veludo, tricô ou tweed, que ajudam a reter o calor e proporcionam conforto durante os dias frios.

É possível também combinar o vestido longo com meias-calças ou leggings para proteger as pernas do frio. Escolha opções mais grossas, como meias-calças de lã ou leggings térmicas, para maior isolamento térmico.

4. Combine com casacos longos, botas de cano alto

Camadas de roupas são ótimas para se proteger do frio. Você pode usar um suéter ou cardigã por cima do vestido ou até mesmo uma blusa de gola alta por baixo dele. Caso queira destacar a cintura, adicione um cinto por cima das camadas.

Um casaco ou jaqueta quente, como casacos de lã, parkas e jaquetas acolchoadas, são ideais nessa época. São perfeitas também para combinações com botas ou sapatos fechados, como botas de cano alto ou ankle boots.

Use acessórios como cachecóis e luvas

Para ocasiões mais formais ou quando o frio estiver mais intenso, os cachecóis e as luvas podem trazer um toque ainda mais elegante ao look, sendo uma escolha sofisticada com ares clássicos, mas super adaptável para o estilo mais moderno. Essas peças não somente oferecem proteção contra o frio, mas também adicionam alto estilo ao visual.

5. Vestido longo na primavera: romântico e feminino

A primavera é uma estação de renovação e florescimento, é a estação ideal para quem quer aproveitar para explorar sua feminilidade e criar looks românticos interessantes e cheios de charme. E usar vestidos longos na primavera pode ser uma ótima maneira de criar looks com essa pegada.

Vestido Jeans com Mangas Bordadas

Quando se trata de vestidos longos para a primavera, criar looks e combinar peças acaba sendo uma experiência ainda mais gostosa e que permite experimentar muito mais estilos até encontrar aquele que mais combina com você.

Além do estilo romântico, conheça todos os detalhes dos 7 estilos universais, o que são e como me adaptar a cada um deles!

Opte por estampas florais e cores suaves

As estampas florais são perfeitas para a primavera, pois refletem muito bem toda a ideia de renovação da natureza. Por isso, escolha vestidos longos com estampas de flores delicadas ou estampas maiores e vibrantes para um visual mais impactante.

Vestido Jeans com Mangas Bordadas e Saia Mullet

Cores suaves e pastéis também são ótimas opções para transmitir uma sensação de romance e feminilidade. Tons como rosa claro, azul bebê, lavanda, pêssego e menta são excelentes escolhas para vestidos longos na primavera.

Escolha tecidos com bastante leveza e suavidade para looks elegantes

Da mesma forma que ocorre no verão, é recomendável optar por tecidos leves e fluidos, tais como chiffon, seda, crepe ou algodão fino. Esses tecidos adicionam movimento e fluidez ao visual, criando uma aparência romântica e bastante delicada.

Vestido de Tule Estampado com Babado Frontal

Outro detalhe super interessante é o comprimento do vestido, por exemplo, modelos que vão até o tornozelo, vestidos midi ou com uma fenda bem sutil ajudam a criar uma silhueta elegante e feminina.

Aposte em acessórios como bolsas de palha e lenços leves

Complemente o look de vestido longo na primavera com acessórios delicados e, de preferência, bastante sutis. Procure modelos de bolsas que compartilhem a mesma cor e design do vestido, se permitindo fugir um pouco usando uma bolsa de palha e/ou lenços leves.

vestido com decote em

Joias claras e de pequeno porte, como colares com pingentes pequenos, brincos delicados e pulseiras finas também são opções super válidas. Tiaras de flores ou presilhas decorativas, também podem adicionar um toque romântico ao visual.

6. 3 Dicas para adaptar o vestido longo em diferentes estações

Adaptar o vestido longo em diferentes estações pode ser uma maneira versátil de aproveitar a peça ao longo do ano. Brincar com diferentes combinações de camadas, acessórios e texturas se tornam opções interessantes na hora de criar looks versáteis e que podem ser usados sem medo seja qual for a temperatura.

Essas adaptações são úteis para quem gosta de usar um ou mais modelos específicos de vestidos longos e quer ter o melhor aproveitamento da peça, muitas vezes fora da estação a qual ela é supostamente destinada. Conheça algumas ideias que vão te ajudar a garantir o uso de seu modelo favorito por mais tempo.

1. Camadas inteligentes para ajustar a temperatura

• No outono e inverno, é interessante adicionar camadas como cardigãs, suéteres, jaquetas e casacos por cima para se aquecer. Você também pode usar blusas de manga comprida por baixo do vestido;

• Na primavera, você pode adicionar ao look uma jaqueta jeans leve ou um cardigã mais fino para criar camadas leves que complementam o vestido;

• No verão, se estiver um pouco mais fresco, você pode amarrar uma camisa jeans ou uma camisa xadrez na cintura para adicionar estilo e, se necessário, usá-la como uma camada extra caso a temperatura caia durante a noite.

2. Acessórios como cintos e lenços para criar diferentes looks

• Adicionar um cinto à cintura do vestido longo pode ajudar a criar uma silhueta mais definida e dar um toque estiloso ao visual. Experimente diferentes larguras e estilos de cintos para variar o look;

• Os lenços são acessórios versáteis que oferecem diversas possibilidades de uso. Eles podem ser amarrados no pescoço, usados como faixa no cabelo, amarrados na alça da bolsa e até mesmo utilizados como uma saia curta sobre o vestido.

3. Brincar com sobreposições e mix de texturas:

• Nas estações mais frias, você pode experimentar sobrepor o vestido longo com uma blazer ou sobretudo por cima, criando um visual único e cheio de camadas;

• Misturar diferentes texturas também pode adicionar interesse ao seu look, couro por cima do vestido de tecido leve ou um suéter de tricô por cima de um vestido de seda.

7. Dicas de looks evangélicos perfeitos você encontra aqui!

Montar o look perfeito com um vestido longo que combine com seu estilo ou sua ocasião favorita não é algo tão complicado, é preciso apenas um pouco de atenção e criatividade, já que a quantidade de looks com vestido longo é extensa e oferecem uma gama maravilhosa de opções para todos os gostos.

Se você gostou das dicas que trouxemos para você e quer saber mais sobre o que a moda evangélica pode oferecer para o seu estilo pessoal, aproveite para conhecer os principais modelos de saias evangélicas nos mais diversos tamanhos, cores e modelos.

Obrigado pela sua presença e nos vemos na próxima

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.