0
Seu carrinho está vazio

Guia de compras

Círculo Cromático: saiba o que é seu efeito na moda

Publicado em 26.12.2023 |
Visualizações
1.329 visualizações

Cores são parte integral da natureza e podem ser encontradas por todos os lados, em todos os lugares e nas mais diferentes tonalidades. Elas marcam presença e conseguem criar sensações diversas somente com um olhar, além de desempenharem um papel emocional e psicológico.

Na moda, a junção e mistura de cores é algo extremamente importante e, para ajudar você a explorar as melhores combinações de cores, temos uma ferramenta chamada círculo cromático que auxilia você a entender as combinações de cores, seus efeitos e o que elas podem oferecer ao visual.

Para te ajudar a compreender melhor o que é, como funciona e de que forma o círculo cromático pode influenciar na mensagem que as combinações de peças transmitem, o blog da Via Tolentino traz alguns aspectos importantes da ferramenta e seu efeito na moda. Confira!

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta essencial para quem trabalha com design de moda e desenvolve suas próprias peças e conceitos, e também pode ser usada em casa para compor seus looks no dia a dia e não errar na combinação de cores.

 transferir 1

Essa ferramenta é uma representação visual das cores como um todo, organizadas em forma de círculo, sendo utilizada para demonstrar a relação entre as cores primárias, secundárias e terciárias, bem como para facilitar a compreensão das combinações delas e suas propriedades.

As cores representadas no círculo cromático são organizadas conforme a sequência das cores do espectro de luz visível. Ou seja, essa representação é dividida em 12 partes iguais e separadas pelas seguintes categorias:

Cores primárias

São as cores fundamentais que não são obtidas pela mistura de outras cores. No chamado modelo de cor aditiva, essas cores primárias são vermelho, verde e azul e no modelo de cor subtrativa, as cores primárias são o ciano, a magenta, o amarelo e o preto.

1b2f8631 85a9 4046 9b34 cdb765e4bc74

Cores secundárias

Essas são cores que podem ser obtidas por meio da mistura das cores primárias e das duas cores adjacentes. As cores secundárias são o verde, o roxo e o laranja.

transferir

Cores terciárias

Resultantes da mistura entre as cores primárias e as cores secundárias adjacentes (criando cores intermediárias entre as primárias e secundárias), as cores terciárias oferecem uma gama muito maior de tonalidades.

Algumas delas são o azul-esverdeado, azul-violeta, vermelho-alaranjado, vermelho-violeta, amarelo-alaranjado e amarelo-esverdeado.

 3

Como funciona o círculo cromático na moda?

Na moda, o círculo cromático é usado principalmente na criação de conjuntos e também em combinações de peças de modo que cada uma delas ofereça o maior equilíbrio visual possível. O objetivo geral é criar looks que façam com que quem os use se sinta mais confiante e confortável.

 color theory your guide to the color wheel

A primeira ação nessa busca por criações interessantes é identificar quais são as combinações de cores mais harmoniosas entre si observando as cores que estão próximas umas das outras no círculo para criar looks suaves e coesos.

Também é possível fazer a composição de contraste com cores complementares do círculo para criar looks impactantes, combinando cores como o azul, laranja, verde e vermelho. O uso dessas tonalidades também é feito para criar profundidade com diferentes tons da mesma cor que podem variar entre os mais claros e os mais escuros.

 projeto para diminuir foto

Pensar na sua paleta de cores pessoais e nas cores que mais combinam com o seu tom de pele, cabelo e olhos também é um fator muito importante, e o círculo cromático pode ajudar a encontrar tons que valorizem a sua aparência natural.

Agora, se você quiser abusar das cores vibrantes, equilibre-as com cores neutras para evitar que o visual fique excessivamente chamativo. Nesses casos, o círculo cromático é usado para escolher quais cores neutras funcionam melhor com cores específicas.

Como combinar cores no círculo cromático?

Combinar cores no círculo cromático envolve principalmente a escolha de cores que se harmonizam ou contrastam de maneira agradável aos olhos. Existem diferentes abordagens para combinar cores com base nas relações presentes no círculo, todas com diferentes opções que interagem entre si e permitem encontrar o equilíbrio certo para cada estilo e ocasião.

Todas essas experimentações não são regras fixas, afinal, o círculo cromático é uma ferramenta guia, mas o gosto pessoal, a criatividade e a intuição também desempenham um papel importante na criação de combinações de cores para os seus looks. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Cores análogas

Cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras no círculo cromático. Essas combinações geralmente criam looks suaves e coesos. Por exemplo, você pode combinar tons de azul, azul-verde e verde para criar um visual tranquilo e harmonioso.

color blocking chic

No grupo de cores escolhidas, experimente diferentes tonalidades delas usando uma cor mais clara e outra mais escura para adicionar profundidade ao visual. Se você escolher três ou mais cores análogas, é possível criar um efeito de gradiente suave no look.

Cores complementares

Já as cores complementares são aquelas que estão em lados opostos do círculo cromático. Combinações assim são feitas para criar contraste e destaque no look. Por exemplo, a combinação de vermelho e verde ou amarelo e roxo pode resultar em um visual impactante.

how to create the ultimate capsule wardrobe

Em casos de combinações com cores complementares, o equilíbrio das proporções é bastante necessário, já que ao combinar as cores complementares uma delas deve ser dominante e a outra deve ser usada para acentuar detalhes. Em certos casos, use tons neutros para suavizar o contraste.

Análise de cores pessoais para valorizar seus traços

E se você quiser otimizar ainda mais as combinações de cores de seus looks, existe sempre a análise de coloração pessoal para te dar mais apoio e oferecer uma gama de cores capazes de te valorizar ainda mais.

Com essa análise é possível avaliar as cores que melhor complementam a aparência única de uma pessoa, incluindo pele, cabelo e olhos, para determinar quais cores valorizam a beleza natural, equilibrar e realçar características únicas.

Agora que você já sabe o que é e como investir em seus looks com cores vibrantes, descubra também quais são os 7 estilos universais da moda e conheça em detalhes o que são e como se adaptar a cada um deles. Confira textos novos toda semana aqui no blog da Via Tolentino.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.