0
Seu carrinho está vazio

Dicas de Looks

O que é cardigan? Descubra 5 looks com esse casaco versátil

Publicado em 14.06.2023 |
Visualizações
1.147 visualizações

O tipo de peça perfeita para quem procura se livrar do friozinho, mas sem ter que sentir calor, os cardigans femininos são peças versáteis, clássicas e atemporais no closet feminino. São também o tipo ideal de sobreposição para se ter no guarda-roupa, já que combinam com praticamente tudo.

cardigan preto de tricô acinturado com corte reto e fendas laterais

Além disso, o uso de cardigãs são excelentes para aquela transição de temperaturas onde o clima já começa a esfriar, mas não o suficiente para usar algo muito pesado e quente, podendo também serem usados em ambientes mais frescos ou com a presença de ar condicionado.

Se você quer conhecer mais sobre essa peça e ainda ter em mãos algumas dicas de como usá-la em looks modestos para as mais variadas ocasiões, o blog da Via Tolentino traz para você tudo o que você precisa saber para usar seus cardigans em uma saída casual ou até mesmo em um visual elegante para o culto.

Boa leitura!

1. O que é cardigan: descubra tudo sobre essa sobreposição!

O cardigan é uma peça bastante versátil e de fácil personalização que se assemelha bastante a um suéter tradicional, mas apresenta, como uma de suas principais características, abotoamento na parte frontal.

Pode ser encontrado facilmente feito em malha ou tricô, possui mangas longas e é costumeiramente usado como uma camada adicional para proporcionar conforto e aquecimento adequados em dias de temperaturas mais amenas.

cardigan é confeccionado em viscose de malha com caimento leve e um toque macio

É uma opção excelente para quem procura por estilo clássico em combinações modernas, podendo ser adicionado a looks mais ajustados até opções mais soltas e volumosas.

Outra vantagem do cardigã é que, além de sua função prática, a peça também oferece alto valor na moda, já que pode ser encontrado em diferentes cores, padrões e texturas para adicionar estilo e elegância a independentemente do seu look.

2 Como usar um cardigã e arrasar em looks modernos e comportados!

Cardigãs são peças de roupa simples, mas que oferecem uma gama de opções de combinações incríveis. Sendo também uma escolha ideal para trazer certa complexidade ao look, seja ele com saias longas ou midi, calças e vestidos.

cardigan na cor rosa confeccionado em tecido visco tricô leve super fluido e com caimento perfeito

Conheça algumas de nossas dicas de combinações para moda feminina evangélica e se inspire para criar seus próprios visuais!

2.1 Cardigã com camiseta básica

Uma combinação clássica e versátil, essa é uma forma simples e básica de usar o cardigã, seja para um visual casual ou mais arrumado. É uma combinação que funciona super bem com camisetas de cores neutras, como cinza, bege, preto ou azul-marinho e pode ser usada de forma aberta ou fechada.

Apostar nas calças chino, calças de tecido ou mesmo calças de alfaiataria para um visual casual também são opções super bem-vindas para completar o look trazendo um estilo mais refinado e equilibrando o visual, além de adicionar mais camadas na combinação.

2.2 Cardigan feminino com blusa de botões

Uma combinação elegante que adiciona uma textura interessante ao visual, o cardigan feminino com blusa de botões pode ser usado com cores contrastantes entre o cardigan e blusa para criar um destaque visual. Por exemplo, se a blusa for branca, experimente uma cor vibrante (vermelho ou azul), se for colorida, escolha uma cor neutra para equilibrar o look.

Com essa combinação também é possível criar estilos diferentes combinando um cardigan de tricô com uma blusa de tecido mais estruturado para criar um contraste de texturas. É também possível criar camadas visíveis deixando alguns botões da blusa abertos para que eles apareçam pelo cardigan, adicionando sofisticação ao visual e mostrando detalhes da blusa.

2.3 Cardigan feminino com vestido

Perfeitos para combinações com vestidos longos ou midi, o cardigan ajustado ao corpo pode ajudar muito a equilibrar o volume do vestido, mantendo a silhueta elegante e evitando que o visual pareça volumoso demais, mas também sem se apresentar muito justo.

cardigan preto de tricô é sutilmente acinturado

O ideal aqui é um cardigan de comprimento adequado para o vestido. Se o vestido for midi, escolha um cardigan na mesma proporção da cintura, e se for um vestido longo, experimente um cardigan mais comprido. Combine cores contrastantes entre cardigan e do vestido harmoniosamente.

2.4 Cardigan feminino com saia

Considere misturar texturas, como tricôs e tecidos, para criar um visual moderno e interessante. Esta peça também pode ser usada com saias de diversos comprimentos, desde saias longas até saias curtas. Para saias longas, experimente um cardigan mais comprido, e para saias curtas, um cardigan mais curto, assim você equilibra o visual com muita sofisticação.

Aposte em saias de malha leve para criar um contraste interessante ao look, isso também pode ser feito com a utilização de cintos para marcar a cintura e definir a silhueta discretamente.

Opte também por escolher roupas específicos para as estações do ano. Em dias mais quentes, escolha saias leves e cardigans mais finos. Já em estações mais frias, escolha saias de tecidos mais quentes e cardigans de tricô ou lã.

2.5 Cardigan feminino com estampas

Cardigans estampados são excelentes escolhas para trazer um toque vibrante e com cara de verão para as estações mais amenas. Se você tem um vestido com estampa floral, escolha um cardigan com uma estampa discreta ou em uma cor que esteja presente na estampa do vestido para harmonizar o look com perfeição.

cardigan na cor aveia confeccionado em tecido visco tricô leve super fluido

Outra opção é o mix de estampas onde pode tentar combinar diferentes padrões em um mesmo look. No entanto, é importante garantir que as estampas tenham elementos em comum, como cores ou desenhos similares, sempre começando com algo mais sutil e que vá se misturando estampas mais contrastantes.

2.6 Cardigan feminino com botas ou tênis

A combinação de um cardigan feminino com botas ou tênis oferece muitas combinações diferentes e pode ser alinhada a qualquer estação trazendo elementos super modernos ou mesmo aquele visual clássico, mas sem perder o estilo.

Mas é sempre bom ficar atenta e considerar o equilíbrio de proporções. Se o cardigan for mais longo ou volumoso, opte por botas ou tênis mais delicados para não sobrecarregar o visual.

Cardigan com botas — diferentes modelos para você testar

• Cardigan com botas — um cardigan longo ou médio fica ótimo com botas de cano alto. A sobreposição das peças cria um visual elegante e acolhedor;

• Botas de tornozelo — para um visual mais descontraído nos dias mais frios, combine um cardigã com botas de tornozelo podendo até mesmo dobrar as barras das calças para que elas fiquem visíveis;

• Botas estilo western — dê um toque de estilo boho ou country, combinando um cardigã com botas que tenham detalhes de franjas ou bordados para adicionar personalidade ao look

Cardigã com tênis — modernidade e estilo na medida certa

• Tênis branco — uma escolha versátil que combina com praticamente tudo, seja um vestido, camisetas ou saias com efeitos, a combinação é perfeita para o dia a dia ou para um passeio descontraído;

• Tênis coloridos — se você gosta de um visual mais ousado, experimente combinar um cardigã com tênis coloridos complementando a paleta de cores do seu cardigã e criando um ponto focal no seu look.

• Tênis plataforma — se você quer adicionar um pouco de altura e atitude ao visual, essa é a escolha perfeita, ainda mais se for usando um cardigã até a cintura para alongar a silhueta.

3. Quais são os tipos diferentes de cardigãs femininos?

Existem vários tipos de cardigãs femininos e cada um pode ser encontrado com suas características distintas, além de uma grande variedade de detalhes, como bolsos, punhos dobrados, detalhes de renda ou bordados, que adicionam ainda mais personalidade ao visual. Confira mais sobre eles:

cardigan na cor rosa foi confeccionado em tecido visco tricô

• Aberto — o mais clássico deles, não apresenta botões ou fechos, é aberto na frente e permite que seja usado como uma sobreposição leve e solta;

• Com botões — são uma opção mais estruturada, com uma fileira de botões na frente que podem ser abotoados ou não, e oferecem mais versatilidade;

• Com zíper — alguns modelos possuem zíper na frente, em vez de botões, e são opções práticas que permitem abrir e fechar mais facilmente;

• Com capuz — são uma variação moderna do estilo tradicional que apresentam um capuz anexado à parte de trás, adicionando um toque casual e descontraído ao visual;

• Com gola xale — esse tipo possui uma gola ampla e dobrada em estilo xale que adiciona um toque elegante e sofisticado ao visual e pode ser usada aberta ou envolvida no pescoço;

Oversized — são caracterizados por seu ajuste solto e volumoso e oferecem um visual descontraído e confortável;

• Tricô ou tricot — são feitos de tricô tradicional ou em diferentes padrões e apresentam textura e aparência mais aconchegantes;

cardigan caramelo de tricô

4. Blog Via Tolentino: as melhores tendências da moda evangélica!

Quantas dicas, não é mesmo? Se você quer dar um ar de elegância e sofisticação aos seus looks e ainda elevar muito mais o seu visual casual ou de reverência, faça suas próprias criações e combinações se inspirando em nossas dicas.

duas mulheres vestindo cardigã com vestido

Aproveite também para conhecer as dicas do blog Via Tolentino dos 5 tipos de blusas femininas para adaptar e usar durante o ano todo. Aproveite todo o nosso conteúdo e fique de olho em novos textos toda semana!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.